Calamidades à vista, escape infalível!

17-12-2011 11:38

Introdução: São inúmeras as investidas, por antecipação, das possíveis dificuldades da vida no cérebro das pessoas. Nada indica uma possível turbulência; mas a mente ‘precavida’ tenta esconder-se, proteger-se. O justo, todavia, já possui o livramento ‘embutido’ na catástrofe, caso ela venha a acontecer.

1 – SENSAÇÃO DE SOLIDÃO. “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” Sl 23.4. Na caminhada espiritual; nas dúvidas inexplicáveis. Aqui a proteção é inteiramente dos elementos que amparam e consolam.

2 – OPRESSÃO PSICOLÓGICA OU REAL. “Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria.” Sl 27.3. Traição, ameaças, zombarias. A fé não se curva! A confiança não estremece. Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.

3 – CATÁSTROFES NATURAIS. “Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.” Sl 46.2-3. Maremotos, redemoinhos, deslizamentos de terra; perdas de colheitas podem ocorrer, mas a fé na Rocha Eterna, que é Deus, sustenta o fiel.

4 – SITUAÇÃO ECONÔMICA DESFARORÁVEL. “Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.” Hc 3.17-18. Prejuízos, perdas, calamidades. Mais que o ouro ou bens, a comunhão com o Altíssimo é a base que sustenta o justo adorando.

5 – PROVAS DE DEUS. “Ainda que ele me mate, nele esperarei; contudo, os meus caminhos defenderei diante dele.” Jó 13.15. Os castigos e aflições não fazem o justo blasfemar contra Deus. A dor mais intensa não elimina a fé viva.

6 – POSSIBILIDADE DE CONTRADIÇÃO. “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão.” Sl 37.23.24. A vacilação e, às vezes a queda, oprimem os servos de Deus o tempo todo. Se vierem a fraquejar e clamarem ao Senhor, serão reabilitados. O sustento deles é a mão de Deus. Contudo é necessário vigiar o orar para não cair em tentação.

Conclusão: Os textos são citações dos servos que tiveram experiências com o Senhor dos Exércitos, o Deus Todo-poderoso. Declaram a vitória e o escape pela fé, por antecipação. Jó viveu muitas dessas situações, mas foi vitorioso com Deus. O padrão do mundo é o de que os verdadeiros campeões vivem sorridentes, emancipados financeiramente e com regalias intermináveis. No evangelho vemos claramente o Senhor Jesus Cristo advertindo sobre aflições, lágrimas e batalhas acirradas. A igreja aqui é militante; no momento dos galardões, triunfante e glorificada.

Voltar

@Todos os direitos desse site são reservados a Igreja Evangelica Internacioanl Peniel -

Crie o seu site grátisWebnode