Quando temos medo de Deus

17-12-2011 10:58

... Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão...(Gn. 3:1-13) NVI.

Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: Onde está você?(Vs 9)

Pela primeira vez o homem conheceu o espírito de medo. Conhecia o Deus Criador, tinha ouvido as suas recomendações, mantinha diariamente excelente comunhão com Ele, e agora estava consciente do pecado cometido contra a vontade de Deus. Aí teve medo!

Foi o fruto da desobediência que salientou no coração de Adão o que é ser servo do Senhor Deus Altíssimo! O verdadeiro Servo obedece em tudo, pois essa é a sua principal função: obedecer ao seu Senhor.

Com a queda, Adão aprendeu que a vontade de Deus é prática, é para ser vivida no dia-a-dia. Mas ele aprendeu depois da vergonha, da perda da autoridade e liberdade que Deus lhe havia dado.

O diabo tomou a autoridade que Deus havia delegado a Adão e agora fez dele um fugitivo da presença de Deus! Medroso e covarde! Onde está você, Adão? Disse Deus!

Ele descobriu que devia tudo a Deus e, portanto, sua dependência era total e absoluta do Deus Criador e Pai. Mas não podia lhe olhar nos olhos!

Deus colocou o homem no Jardim. Um lugar de paz, de meditação e de adoração. Amplo, espaçoso e com muitas vidas. Mas, o homem estragou tudo com a desobediência.

Ainda hoje é assim, a desobediência dos indivíduos continua estragando relacionamentos com Deus e com o semelhante. E se não fosse bastante trágico, ainda está estragando a própria natureza.

O mundo em que vivemos hoje é o jardim do homem caído. Por isso mesmo há tantas mudanças climáticas, e a natureza geme!

Deus é soberano no querer e no realizar, mas o livre arbítrio está posto, cada qual decide por si, obedecer e viver, ou desobedecer e morrer!

Muitos só percebem isso depois da queda, a despeito dos avisos e alertas postos pelo Senhor, na Palavra e falado pelos seus profetas.

Salmo 24:1: “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem”.

Mas, os ímpios tomaram a terra de assalto e oprimem uns aos outros; não percebem que ninguém é dono de nada, nem da própria vida.

Adão descobriu isto depois da queda, naquele belo Jardim, cujo a grandeza era incomparável e imensurável, de repente ficou pequeno e o Senhor pôs sua criatura para fora e criou uma cerca e um portão que um anjo vigiava com uma espada para que Adão não pudesse entrar.

Ironicamente foi num jardim que Cristo foi traído, preso e morto pelos pecados dos homens. Lá estávamos todos nós tentando nos esconder de Deus, mas Jesus chegou lá e pagou nossa vergonha, morrendo por cada um de nós! Jesus veio redimir o homem e ser Senhor da sua vida! Aleluia!

Romanos 14:8-9: O apóstolo Paulo escreveu: “Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor. Por esta razão Cristo morreu e voltou a viver para ser Senhor de vivos e de mortos”.

A grande maioria dos cristãos não entende o que é viver o senhorio de Cristo.

Mateus 7:21: “Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.”

Somos servos. O servo faz o que o Senhor ordena sempre! O erro de Adão foi esse! Veja o que o Senhor ensinou aos seus discípulos:

Pai nosso que estás no céu, Santificado seja o Teu nome, venha o teu Reino e seja feita a tua vontade”. É aqui que os homens tropeçam.

Poucos sabem qual é a vontade de Deus, e às vezes não querem saber para não ter que obedecer. Mas o Senhor não tem ninguém por inocente!

Nossas pretensões e a Palavra

Quando dizemos: “Sou um servo do Senhor”, estamos afirmando isto: “Minhas palavras são verdadeiras” Eu faço tudo o que o meu Senhor ordena. Então, parabéns se isso é verdade.

“Todas as minhas afirmações são corretas.” “Não faço declaração falsa”. “Seja o seu sim, sim, e o seu não, não; o que passar disso vem do Maligno(Mateus 5:3) NVI - Disse Jesus!

O servo é um vencedor, em todas as áreas da vida, mesmo no vale profundo de uma vida em risco, ele é um vencedor, porque o seu Senhor venceu!

Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”. (Romanos 12:21) NVI. Escreve o apóstolo Paulo.

Você tem sido um vencedor?

Perdoa toda e qualquer ofensa”. Suporto as afrontas e avanço para proceder positivamente diante de fatos negativos. Até me calando quando, a resposta suscitaria ira, mágoa e ofensa. É assim?

Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas”. (Mateus 6:14-15) NVI.

{mospagebreak title=Conservo-me puro: corpo, alma e espírito}

Conservo-me puro: corpo, alma e espírito

Qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora... É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno”. (Mateus 5:27-30) NVI. São palavras do Senhor Jesus.

O nosso Senhor é expressão do amor do Pai, da compaixão do Pai, da paciência do Pai, da bondade do Pai, de todas as virtudes do Pai. Mas, não podia deixar de nos alertar.

Pecado é pecado e tem que ser punido! A punição para o cristão é o reconhecimento, arrependimento e abandono do pecado, crendo que o poder do sangue vertido na cruz, pelo nosso Senhor, nos purifica de todo pecado.

Com estas palavras o Senhor Jesus inaugurou a implantação do programa da Nova Aliança que faria com o mundo, através do seu sangue, na Cruz do Calvário.

Sejamos fiéis ao Senhor, seguindo seus passos e exemplos, evitando a práticas de obras mortas, como fazem os ímpios e falsos irmãos, como alertou o apóstolo Paulo:

"Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer". (1 Coríntios 5:11) NVI.

Resumindo

  1. O que tenho feito para agradar a Deus?
  2. Tenho procurado entender a Sua vontade em todas as áreas da minha vida?
  3. Como estou me comportando diante de Deus e das pessoas com as quais convivo?
  4. O que tenho escondido de Deus e dos irmãos? Adão tentou se esconder de Deus, e você?
  5. Você é servo do Senhor, ou faz do Senhor seu servo?
  6. O servo tem o Espírito de Deus e seus atributos.

Voltar

@Todos os direitos desse site são reservados a Igreja Evangelica Internacioanl Peniel -

Crie o seu site grátisWebnode